Matriz Curricular

A Escola Vivant oferece na matriz curricular, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental:


Linguagens

Língua Portuguesa, Artes, Teatro, Yoga Infantil e Hora Literária.

Matemática (aritmética e geometria) e Xadrez.



Material Pedagógico Montessori

A Dra. Maria Montessori passou longa parte de sua vida em escolas com crianças, e foi construindo materiais que pudessem ajudar as crianças a terem uma mente matemática. CONHECER MEDIDAS, PESO, COMPRIMENTO, CONCEITO DE EQUIVALÊNCIA, LINHAS, FORMAS (PREPARAÇÃO PARA A GEOMETRIA), com materiais bonitos, coloridos e atrativos. As salas apresentam esse material à disposição dos alunos. Não há necessidade da aquisição de outros materiais pelos pais.

Os materiais pedagógicos idealizados pela Montessori foram adquiridos pela Smirna, empresa carioca com mais de 25 anos de tradição no mercado, especializada na produção de materiais educativos montessorianos, segue padrões científicos internacionais com certificação de qualidade emitidos pela OMB (Organização Montessori do Brasil) e ABEM .

Há ainda os materiais pedagógicos direcionados aos guia/orientador (tradicionalmente chamado de professor) adquiridos pela Escola Vivant da ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessoriana) que sustentam e norteiam projetos pedagógicos, aulas e atividades extras.


Educação Financeira

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a independência (tão presente no Método Montessori). Ensiná-la a fazer o melhor uso do dinheiro. Há que exercitar-se desde a infância, e esse exercício faz-se necessário para evitar que a criança chegue a fase adulta cometendo os erros da infância, porque não aprendeu a lidar com limites e com as consequências de suas escolhas.

Analisar contas de água de casa e elaborar um plano de redução de consumo e gastos para discutir com os pais são um exemplo de atividade proposta. Com temática ampla, a educação financeira aborda também o consumo consciente e ambientalmente sustentável. Ensiná-las a cuidarem dos próprios brinquedos, do material pedagógico montessoriano, apagarem as luzes ao saírem dos quartos e fecharem torneiras enquanto escovam os dentes são também exemplos de uso consciente dos seus recursos. A intenção é que os alunos da Escola Vivant se tornem adultos que saibam trabalhar com o dinheiro, planejar os gastos dentro de orçamentos e aprender a fazer reservas financeiras.

Seguindo a tendência de interdisciplinaridade apontada pelo Ministério da Educação para o ensino, a Educação Financeira não é trabalhada como uma disciplina isolada, é está inserida na matriz curricular de forma transversal, ligada ao conteúdo de matérias como matemática, história, artes e física.


Educação Emocional

Nesses tempos de incertezas e mudanças na vida familiar (instabilidade familiar e social) e coletiva, as crianças têm necessitado de apoio para a vida psicológica saudável. A Escola Vivant oferecerá Educação Emocional na perspectiva, não de tratamento, mas na busca de tranquilidade para enfrentar seu crescimento e os desafios propostos pela sociedade e suas relações.


Espaço Maker

O Espaço MAKER (aprender fazendo) oferece ferramentas digitais tecnológicas e recursos tradicionais (como costura, marcenaria e carpintaria). É um espaço que convida o aluno a ser protagonista do seu projeto. Potencializa autonomia e empatia, bem como aprimora o desenvolvimento das competências.

Hoje os avanços tecnológicos estão em todos os espaços na vida das pessoas. Mas a tecnologia tem que servir as pessoas. Aprender a usá-la de forma inteligente e para a vida ser mais fácil, prática e agradável, esses são os princípios da Escola Vivant para o uso de smartphones, tablets e suas conexões.

Mas o exercício e as habilidades manuais é que permitiram ao homem, produzir desde a agulha até o foguete. Assim, aprender a manusear pequenos instrumentos, ferramentas, equipamentos de marcenaria, carpintaria, costura, ou uma plataforma de plotagem eletrônica de hardware (programação), tem na Vivant a mesma relevância.


Educação Tecnológica

Atividades no Espaço Maker e em ambiente externo, empreendedorismo (“IpCoins”), monitoramento individualizado e conteúdo programático atual.

- Desenvolvimento de Games;

- Plataformas de Robótica Lego AV3, Arduino, Raspberry Pi, Esp32, Wonder;

- Desenvolvimento de Projetos;

- Robótica Aplicada;

- Impressão 3D;

- Desenvolvimento de Aplicativos;

- Realidade Virtual e aumentada;

- Desenvolvimento, construção e pilotagem de Drones;

- Smart Devices;

- Internet Of Things;

- RFID;

- Near Field Communication;

- Inteligência Artificial.

©2019 por Escola Vivant. Orgulhosamente criado com Wix.com