©2019 por Escola Vivant. Orgulhosamente criado com Wix.com

Método Montessoriano

A Vivant, deixou-se ancorar no legado sólido da Dra. Maria Montessori, médica italiana que defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações, propondo como principal objetivo, a formação integral do ser, uma "educação para a vida". O método montessoriano procura desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender.
        A excelência na aplicação do método Montessoriano na Vivant é garantida pela especialista em Montessori Talita Almeida. Presente desde a  elaboração do Projeto Pedagógico à construção dos espaços. É responsável pela supervisão da execução do metodo na Vivant e por todo apoio à coordenação pedagógica. 
    Profa Talita é Fundadora da Associação Brasileira de Educação Montessoriana - ABEM (a pedido do próprio Mário Montessori, filho de Maria Montessori) e uma das fundadoras da Organização Montessori do Brasil - OMS. É considerada a disseminadora mais fiel dos métodos montessorianos. O que coloca a Vivant alinhada com as melhores escolas montessorianas do Brasil e do mundo.


A Dra. Maria Montessori criou um método inovador, que a ESCOLA VIVANT adota e apresenta para a cidade de Anápolis, na certeza de que famílias almejam que seus filhos possam ser cidadãos que se conheçam, respeitem a coletividade, a natureza, e trabalhem para um país mais rico e próspero.

Para tanto, estabeleceu que as crianças precisam aprender, desde muito pequenas, a conhecer a si próprio, vestir-se, despir-se, usar os equipamentos de casa (lavar, passar, arrumar, cuidar de plantas e animais), uma busca incessante pela autonomia e liberdade da criança.

Há seis pilares do Método Montessori que norteiam desde a preparação do projeto pedagógico até a forma de trabalho do professor (como guia/orientador) e do desenvolvimento individual de cada aluno. São eles:

1 - Autoeducação

É inerente à criança o desejo de explorar o mundo ao seu redor. O desejo de conhecer e explorar já nasce com ela. Cabe à nós adultos, preparar o ambiente para que a criança se desenvolva em seu próprio ritmo e interesse.

Todo o espaço da Escola Vivant foi projetado e construído para oferecer à criança um material pedagógico e estrutura que além de não limitá-lo ainda o atrai para o conhecimento. Os materiais pedagógicos montessorianos tem um controle ao erro, que permite que a criança perceba o erro e o corrija automaticamente.

2 - Educação Cósmica

Contempla as ciências naturais, geografia e história. Em um espaço organizado para que a criança conheça o universo, sua história e se localize em seu território, saiba da existência conheça as diferentes culturas e valorize a sua.

Na Escola Vivant há uma sala específica para a Educação Cósmica do Ensino Fundamental. Um espaço que contempla os mais diversos materiais concretos para o real aprendizado do aluno. Para a Educação Infantil, que já deve ter contato com o mundo e tudo que a cerca, há espaços destinados à educação cósmica em cada uma das salas.

Aqui na Escola Vivant teremos horta e pomar, que serão cuidados pelas crianças. Projetos que serão realizados na ampla área verde e que amplia o conhecimento.

3 - Educação como ciência

É a forma com que a Dra. Maria Montessori estruturou todo o método. É a constante observação da criança e o respeito às suas individualidades. O foco desse método científico deve ser sempre o desenvolvimento da criança.

Para a garantia da aplicação com excelência de um método tão minuciosamente elaborado e descrito detalhadamente em diversos livros, a Escola Vivant conta com a supervisão da Talita de Almeida. Presente desde a elaboração do projeto pedagógico à construção dos espaços.

A professora Talita é fundadora da Associação Brasileira de Educação Montessoriana – ABEM (a pedido do próprio Mario Montessori, filho de Maria Montessori) e uma das fundadoras da Organização Montessori do Brasil – OMS. É considerada a disseminadora mais fiel dos métodos montessorianos.

4 – Ambiente Preparado

Como a criança tem uma mente ativa, o ambiente deve estar preparado para estimulá-la, desenvolvendo autonomia, compreendendo sua liberdade e limites.

Cada ambiente da Escola Vivant foi preparado para o conhecimento de forma sistemática no espaço escolar, as vivências familiares, saberes gerados pelo meio social, e a construção de competências relacionais, permitindo que a formação das crianças sejam norteadas por habilidades e domínios importantes para a vida adulta.

5 – Adulto Preparado

Todos os adultos em contato com a criança devem estar preparados para guia-la. O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades.

O contato escola-pais-alunos é essencial para o desenvolvimento das crianças. A Escola Vivant já tem em seu projeto pedagógico encontros, feiras, indicação de materiais e livros, bem como o guia da escola para que os pais e os demais adultos possam estar preparados para auxiliar no desenvolvimento da criança.

6 – Criança Equilibrada

É o resultado da aplicação dos outros cinco pilares. Uma criança feliz, plena, que sabe seu papel no mundo e o respeita. Que tem autonomia, responsabilidade e que sabe conviver consigo e com o outro de maneira emocional e psicologicamente equilibrada.

A Escola Vivant tem um comprometimento com a independência dos alunos, com o desenvolvimento holístico do indivíduo e que possibilita autonomia, protagonismo, empreendedorismo e domínio das tecnologias.